Sobre o Guinness World Records


Guinness World Records

Muitas pessoas provavelmente já ouviram falar desse livro, pois nele estão os recordes mais impressionantes do mundo todo. O Guinness World Records teve a sua primeira edição em 27 de agosto de 1955 e no ano de 2003 o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidos desde a sua primeira edição e é o décimo livro mais vendido no mundo.

A ideia desse livro surgiu de um diretor administrativo da cervejaria Guinness, seu nome era Hugh Beaver, mas apenas com ajuda de Norris McWhirter e Ross McWhirter isso se tornou realidade, eles administravam uma agência de apuração de fatos na cidade de Londres.

Esse livro vem tendo uma grande evolução, desde recordes simples, como o homem mais rápido do mundo, aos mais estranhos como por exemplo jogar um ovo o mais longe possível. Existem também uma variedade de records como: a planta mais venenosa, o grupo musical mais bem sucedido, o melhor reality show e etc…

Em 1995 Norris McWhirter foi afastado e seu lugar foi preenchido por Diageo (a maior empresa de bebidas alcoólicas do mundo).No ano de 2005 foi criado o “Dia Internacional Guinness World Records”, que é comemorada dia 9 de novembro. Ao passar dos anos esse livro removeu alguns de seus recordes como o de engolir mais espadas, o gato mais pesado e vários outros por questões éticas.

Hoje em dia a empresa Guinness tem um total de 14 pequenos museus.


Fonte: https://clikaki.com.br 

Recordes da natureza

cachoeira

A maior cordilheira

Cordilheira dos Andes, na América do Sul, com 8 mil quilômetros.

 

A maior ilha

Groenlândia, com 2.175.600 km2.

 

A montanha mais alta

Mauna Kea, no Havaí, tem 10.203 metros a partir do fundo do oceano Pacífico. Se for considerado apenas o pedaço que fica acima do nível do mar, a montanha conta com 4.205 metros.

 

A principal queda d'água

Angel, na Venezuela, com 979 metros de altura.

 

O lago mais alto

O mais alto lago navegável é o Titicaca, no Peru, 3.811 metros acima do nível do mar.

 

O lago mais profundo

Lago Baikal, Rússia, com 1.620 metros.

 

O maior golfo

Golfo do México, com 1.502.200 km2.

 

O maior lago

Mar Cáspio, entre Rússia e Irã, 372.000 km2 e 980 metros de profundidade.

 

O maior rio em extensão

Amazonas, com 7.025 quilômetros.

 

O maior vulcão

Gallatiri, Chile, com 6.060 metros.

 

O oceano mais profundo

Oceano Pacífico, com uma profundidade média de 4.267 metros.

 

O ponto mais alto

Monte Everest, no Himalaia, fronteira entre Nepal e Tibete, 8.850 metros acima do nível do mar.

 

O ponto mais baixo

Mar Morto, entre Israel e Jordânia. A superfície da água está 396 metros abaixo do nível do mar.

 

O ponto mais chuvoso

Monte Waialeale, no Havaí, com uma média anual de 11.680 mm.

 

O ponto mais frio

Estação de Vostok, na Antártida, -89,2ºC (21/07/1983).

 

O ponto mais quente

El Azizia, Líbia, 58ºC (13/09/1922).

 

O ponto mais seco

Deserto de Atacama, no Chile, sem chuvas do ano de 400 a 1971.

 

Fonte: https://www.gtaa.com.br

 

 

 

A maior bandeira estendida


A maior bandeira estendida tem 65.975 metros², com 325 m de  comprimento e 203 m de largura, ela foi feita por Ashraf Makarem em associação com o Exército libanês e Khaled Othman, em Rayak, no Líbano, em 10 de outubro de 2010. 

A bandeira foifeita por uma equipe de  15 especialistas do grupo Fiesta Kuwait, uma empresa que se especializam em gestão de eventos, num período de cinco meses, com um peso total de 6 tons. 

Largest sushi mosaic

A bandeira foi feita no Kuwait e enviada de avião para o Líbano, foi exibida em Rayak, uma base militar que está localizada a 100 km da capital Beirute. 


Os 12 países recordistas

 

O MAIS RICO – LUXEMBURGO

Os afortunados habitantes fazem jus à herança aristocrática do país, cujo nome oficial é Grão-Ducano de Luxemburgo. A renda anual per capitã dos luxemburgueses é de 43.940 dólares, segundo dados da ONU de 2003.

 

O MAIS POBRE – ETIÓPIA

A Etiópia está na lanterna quando o assunto é riqueza. A renda anual per capitã é de apenas 90 dólares, quase 500 vezes menos que a de Luxemburgo. Só para comparar, cada brasileiro ganha em média, 3.330 dólares por ano.

 

O MAIS QUENTE – LÍBIA

Ao lado do Egito e com parte do seu território coberto por desertos (do Saara e da Líbia), esse país já registrou a temperatura mais alta do mundo: 58 ºC, em setembro de 1992, na cidade de El Azizia.

 

O MAIS FRIO – RÚSSIA

A cidade de Oymyakon, na Sibéria, é forte candidata a sorveteria humana. Lá os termômetros costumam bater em -50 ºC durante o inverno. Oymyakon só perde para a Antártida, que já marcou -89,2 ºC, mas não é um país.

 

COM MAIOR POPULAÇÃO FEMININA – LETÔNIA

Se você quer descolar uma companhia do sexo frágil, experimente passar as próximas férias nesse país, que tem 1,2 milhão de mulheres e 1 milhão de homens – uma relação 1,2 para 1.

 

COM MAIOR POPULAÇÃO MASCULINA – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

As 804 mil mulheres dos Emirados Árabes podem escolher entre 1,6 milhão de homens do país. A proporção de 2 homens por mulher é a mais alta do mundo.

 

COM MAIS JOVENS – IÊMEN

Nesse pequeno país do Oriente Médio, metade da população tem até 15 anos de idade. Essa também é a média de idade do país, que tem mais de 7,3 milhões de crianças e adolescentes.

 

COM MAIS IDOSOS – JAPÃO

A população japonesa tem, em média, 41 anos – 15 a mais que a média mundial, de 26 anos. Quase 30 milhões de japoneses têm mais de 60 anos. E a expectativa de vida feminina chega aos 85,2 anos.

 

O MENOS POVOADO – MONGÓLIA

Se você percorrer uma área de um quilômetro quadrado na Mongólia, com sorte encontrará duas pessoas. No país, a densidade demográfica é de apenas 1,5 habitante por km2. Ninguém tem problemas com os vizinhos por lá.

 

O MAIS POVOADO – CINGAPURA

Todo mundo sabe que a China é o país mais populoso do mundo, com mais de 1,2 bilhão de habitantes. Mas o mais povoado, com mais gente espremida no território, é Cingapura, com 6.107 seres humanos por km2.

 

O MAIS ANTIGO – CHINA

O país já era unido em 221 a.C. Mas antes disso, em 1500 a.C., já havia instituições políticas por lá. O Iraque e o Egito, apesar da trajetória recente como nações independentes, também têm histórias que remontam a 3000 a.C.

 

O MAIS RECENTE – TIMOR LESTE

Em 1999, após uma guerra civil cruenta, um plebiscito bancado pela ONU deu aos timorenses a tão sonhada independência, reconhecida oficialmente em 2002. O país havia sido anexada pela Indonésia em 1975.

 

Por Wilson Alves de Araújo, Vitória da Conquista, BA

Fonte: Revista Mundo Estranho – edição maio/2005 

A maior obra literária do mundo

A obra literária mais extensa do mundo é uma espécie de Bíblia da doutrina budista, tal como é praticada no Tibete. Compõe-se de duas partes: o Kandjur, que contém os preceitos em 108 volumes de mil páginas cada um; e o Tandjur, a interpretação desses preceitos, que se estende por mais 225 volumes.

https://www.terra.com.br/curiosidades/recordes 

A menor propriedade de terra do mundo mede 24 mm de lado

A Fundação de Eletricidade da Austrália do Sul é dona da menor propriedade de que se tem notícia no mundo: um tiquinho de terra, de forma quadrada, que mede 24 milímetros de lado. A propriedade está registrada em cartórios, mas até agora ninguém descobriu o que se pode fazer com ela.

https://www.terra.com.br/curiosidades/recordes 

Vaticano ocupa 0,44 quilômetro quadrado e possui cerca de 1.800 habitantes

O Vaticano é o menor país do mundo, considerando-se como país um Estado independente, com território e governo próprios. Situa-se na cidade de Roma, na margem esquerda do Rio Tibre. Ocupa área de 0,44 km². As estatísticas de 1993 mostravam população residente de 1.800 pessoas, constituída por clérigos e funcionários.

https://www.terra.com.br/curiosidades/recordes 

Rua mais extensa do Brasil fica em São Paulo

A rua mais comprida do Brasil é a Avenida Sapopemba, em São Paulo. Tem cerca de 45 quilômetros de extensão. Começa no bairro de Água Rasa, na Zona Leste da cidade e vai até o município vizinho de Ribeirão Pires. Tem 1.786 postes e nela trafegam ônibus de 40 linhas diferentes, vindos ou indo para o centro da capital.

https://www.terra.com.br/curiosidades/recordes 

Jornal mais antigo do mundo circula desde 1645

O jornal mais antigo que se edita no mundo é o sueco Post och Inrikes Tidningar. Circula sem interrupção desde 1645, ou seja, há 355 anos, quando foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia. No Brasil, o título pertence ao Diário de Pernambuco. Começou a circular em 7 de novembro de 1825, três anos após a Independência.

https://www.terra.com.br/curiosidades/recordes 

A temperatura mais baixa

A menor temperatura já registrada na Terra foi de -89,2ºC, na Estação Científica Vostok, na Antártida. O registro foi feito em 21 de julho de 1983, quando a estação ainda pertencia à URSS. Atualmente ela é administrada em conjunto por russos, franceses e americanos.

https://www.terra.com.br/curiosidades/recordes