Bandeira nacional é o símbolo de um país, o emblema do seu povo e sua história. 

Qual bandeira voou mais alto?


A bandeira americana foi içada a 383,400 km (238,855 milhas) de altura, em julho de 1969, sob a superfície da Lua, plantada por astronautas da Apollo 11. 

 É a bandeira fincada sob o lugar mais alto que se conhece. 

 

A bandeira mais baixa!

  

Em 2007, a Rússia fincou sua bandeira a 4.200 m de profundidade no fundo do Oceano Glacial Ártico, no Pólo Norte.
Por quê?
Porque no fundo do mar Ártico é pensado ser rico em petróleo e gás.

E o país estava fazendo um pedido um tanto controverso para a posse dessas reservas.

Os cientistas pretendem demonstrar que a cordilheira submarina Lomonosov, que se eleva 3,7 mil m do fundo do oceano e vai além do pólo norte, é uma continuação da plataforma continental da Sibéria. A área tem 1,2 milhão de quilômetros quadrados, e acredita-se que a quarta parte das reservas mundiais de hidrocarbonetos está no seu subsolo.

BANDEIRA DO BRASIL

VERDE: O verde tem muitos significados: era a cor da casa real de Bragança (da qual fazia parte D. Pedro I, proclamador da Independência do Brasil) e da casa Imperial Austríaca dos Habsburgos (família de dona Leopoldina, mulher de D. Pedro I, Príncipe Regente); na atualidade, há quem afirme que o verde também representaria a riqueza das nossas florestas; 

AMARELO: é a representação poética do sol, que ilumina intensamente o Brasil na maior parte do ano. O amarelo também era a cor simbólica da dinastia dos Habsburgos. Na atualidade alguns afirmam que também representaria o ouro encontrado em solo brasileiro. 

Curiosidade: - segundo alguns historiadores, o verde e o amarelo, combinados, simboliza a irmandade do Brasil com as nações africanas.

CÍRCULO CENTRAL EM AZUL: simbolizando a esfera celeste, representaria também as grandes viagens marítimas dos portugueses; a história do cristianismo; e a mãe de Jesus, padroeira do Brasil e de Portugal.

FAIXA BRANCA TRANSVERSAL: simboliza o caudaloso rio Amazonas.

OS DIZERES “ORDEM E PROGRESSO”: sintetiza um mote positivista do filósofo francês Augusto Comte: “o amor como princípio, a ordem como base e o progresso como fim” e foi sugerido pelo Republicano Benjamin Constant.

AS ESTRELAS: A Bandeira do Brasil tem posições definidas para as 27 estrelas, que simbolizam os Estados brasileiros e o Distrito Federal, procurando reproduzir cada uma de suas posições aproximadas na esfera celeste. No centro da Bandeira, em destaque, existe a constelação do Cruzeiro do Sul, que segundo os historiadores, em 15 de novembro de 1889, às 8 horas e 30 minutos, momento histórico da proclamação da República, passava sobre o meridiano da cidade do Rio de Janeiro, antiga capital da nação.

Curiosidades: - as estrelas da Bandeira são visíveis a olho nu de qualquer local do Brasil, embora em diferentes épocas do ano.
- a estrela que aparece solitária sobre a faixa branca do globo celeste no centro da bandeira, ao contrário do que muito pensam, não representa o Distrito Federal. É a estrutura alfa da constelação de virgem, chamada “spica” (espiga) e representa o Estado do Pará.


A BANDEIRA SEMPRE FOI COMO A ATUAL? 

A Bandeira Nacional quando foi criada, possuía 21 estrelas, representando os 20 Estados e a Capital, que na época era o Rio de Janeiro. Em 1960, com a mudança da capital para Brasília e com a criação do Estado da Guanabara, foram acrescentadas duas novas estrelas à Bandeira Nacional. Em 1962, com a criação do Estado do Acre, foi acrescentada mais uma estrela e, em 1975, com a extinção do Estado da Guanabara e a criação de Mato Grosso do Sul, a estrela “Alphard” passou a representar o novo estado.

A ultima modificação da Bandeira Nacional ocorreu em 1992, com a criação dos Estados do Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, quando foram acrescentadas quatro novas estrelas na nossa Bandeira Nacional. 

 

FONTE: www.patriotismo.org.br

 

Dez coisas que você pode achar em bandeiras!

 

1-) Carpetes

Turquemenistão

 

2-) Templos

Cambodia, Templo Angkor Wat

 

3-) Símbolo de Yin-Yang

Korea do Sul

 

4-) Escudo

Kenia

 

5-) Arvore de cedro

Líbano

 

6-) Roda

 

Índia

 

7-) Estrela de David

Israel

 

8-) Dragão


Butão

 

9-) Folha de Mapel

Canadá

 

10-) Tridente


Barbados